O QUE SÃO MIOMAS?

Mioma uterino é uma das doenças mais comuns do organismo feminino em sua fase adulta. É um tumor benigno causado por proliferação de células da musculatura uterina que formam um caroço, o nódulo do mioma.

Existem diversas classificações que ocorrem de acordo com o local no qual o mioma cresce, a localização anatômica também define os sintomas que serão apresentados: mioma corporal (no corpo do útero); mioma cervical (colo do útero); mioma ístmico; mioma subseroso (nasce para fora do útero); mioma intramural (no meio do músculo) e mioma submucoso (dentro da cavidade uterina).

O tipo de mioma que causa mais danos é o submucoso, pois causa hemorragia na maioria das mulheres. O intramural também pode causar hemorragia, mas é menos comum. O subseroso só apresenta sintomas quando seu tamanho já está muito grande. Nesse caso ele começa a comprimir os órgãos, então a paciente sente prisão de ventre e sensação de bexiga sempre cheia, com vontade constante de urinar.

Diagnóstico

A Ultrassonografia transvaginal consegue detectar a presença e a quantidade de miomas, além de sugerir a sua localização. Já a ressonância da pelve fornece mais detalhes sobre o mioma.

Tratamento

Depende dos sintomas de cada paciente. Não é todo mioma que precisa ser operado. É preciso ser analisado o tamanho, vontade da paciente de engravidar e a localização.

Converse com seu ginecologista para saber qual a melhor orientação para o seu caso.

Dra. Michelly Motta, ginecologista da Perinatal

CRM 5273000-9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: