Setembro Vermelho: Perinatal e o Hospital Jutta Batista, da Rede D’Or São Luiz, inauguram Ambulatório de Cardiologia Pediátrica, em Botafogo

Composto por equipe especializada e tecnologia de ponta, a parceria entre hospitais nasce para atender bebês e crianças cardiopatas

A Perinatal, hospital que mais realiza intervenções cirúrgicas em cardiopatas recém-nascidos, e o Hospital Jutta Batista, ganham um novo espaço ambulatorial para atender e acompanhar bebês e crianças com a patologia. Trata-se do Ambulatório de Cardiologia Pediátrica, em Botafogo, sob a gestão da Dra. Sandra Pereira, Coordenadora de Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica da Perinatal há mais de 10 anos.

O ambulatório conta com estrutura de alto padrão e uma equipe especializada para atender diversos tipos de casos de cardiopatia de crianças de qualquer idade, incluindo recém-nascidos. Dra. Sandra esclarece que dados da última Classificação Internacional de Doenças (CID-11), apontam a existência de 40 cardiopatias congênitas, podendo chegar a mais de 310 subvariedades. E é em virtude da complexidade no diagnóstico que é fundamental uma avaliação correta, feita por um profissional capacitado. “Quanto mais cedo for realizada a consulta o diagnóstico, menores são os riscos”, explica a especialista.

A patologia, que afeta um em cada 100 bebês, é responsável por 40% dos óbitos por anomalia congênita em crianças com menos de um ano. Outro dado importante, é que um em cada três casos necessita de cirurgia no primeiro mês de vida. Como é o caso, por exemplo, da Síndrome do Coração Esquerdo Hipoplásico, ou cirurgia de Norwood. Esse tipo de cardiopatia possui um índice de mortalidade de 100%, e é extremamente complexa, pois é preciso reconstruir a principal metade do coração. A Perinatal, atualmente, é a única instituição a realizar o procedimento no Estado do Rio de Janeiro com índice de sobrevida de 70%.

Atenção aos sinais

Muitas mães se questionam como é possível saber se o filho precisa consultar um cardiologista pediátrico. De acordo com Dra. Sandra, é necessário que os pais estejam atentos aos sinais que se manifestam de diferentes maneiras. “A família deve procurar atendimento caso percebam os lábios e unhas da criança um pouco mais roxinhas. Sintomas como cansaço, principalmente na hora da mamada, respiração rápida e ofegante, pele azulada, irritabilidade e dificuldade em ganhar peso são indícios de cardiopatia”, explica.

E é através do Ambulatório de Cardiologia Pediátrica que o bebê ou a criança irão contar com um diagnóstico preciso, realizado por uma equipe especializada. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento minucioso, investigativo e um acompanhamento que inclui a participação e a colaboração do pediatra do paciente, com a nossa equipe”, finaliza Dra. Sandra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: