Menstruação rosa é gravidez?

Menstruação rosa e pouca pode ser gravidez? Não. Caso o seu sangramento menstrual ganhe essa tonalidade, não é necessário se preocupar. A menstruação rosada pode significar somente que o seu fluxo menstrual está reduzido ou descendo lentamente do útero para a vagina.

No entanto, se esse sangramento estiver ocorrendo fora do período menstrual, pode ser um sangramento de nidação, processo que acontece no início da gestação. Portanto, deve-se observar, fazer o teste de gravidez se for necessário e consultar um ginecologista para esclarecer suas dúvidas.

Vale lembrar que é fundamental saber diferenciar o sangramento menstrual de um sangramento fora do período. A variação na tonalidade da menstruação geralmente não está relacionada com nenhum problema. Já o sangramento fora do período menstrual pode estar associado a diversos fatores como a nidação (sangramento do início da gestação), uso de pílula anticoncepcional, período ovulatório e um sutil desequilíbrio hormonal.

Menstruação x sangramento fora do período: é importante saber identificar

Uma menstruação regular pode ocorrer a cada 28 dias, em média, com duração de até 7 dias de fluxo menstrual. De acordo com a médica, o fluxo menstrual tem uma tonalidade vermelho vivo e pode variar a coloração dependendo do dia. A partir do segundo dia da menstruação, quando o fluxo é mais intenso, ele tende a variar entre o vermelho vivo e rosado. Já no final, o fluxo quase terminando tende a escurecer e parecer borra de café.

Para conhecer melhor sua menstruação, a dica é anotar as características e sintomas que você observa em cada dia do período menstrual. Assim você conseguirá identificar seus padrões de menstruação, embora às vezes sejam variáveis. Se houver alguma mudança no padrão do sangramento menstrual, procure o ginecologista para avaliar a necessidade de uma condução específica.

Quando o sangramento rosado acontece fora do período menstrual, o mesmo deve ser investigado. É comum ocorrer um pequeno sangramento mesclado com a secreção quando a mulher está ovulando. Além disso, as mulheres que utilizam pílula anticoncepcional ou outro método contraceptivo hormonal também estão sujeitas a ter pequenos sangramentos de escapes por conta dos hormônios. Este sangramento, porém, não costuma durar mais de três dias. Para conhecer e entender melhor como o seu ciclo menstrual funciona, o ideal é anotar as mudanças que ocorrem em cada fase do mês para saber em qual período você se encontra.

Sangramento rosado fora da menstruação pode ser gravidez

Se ocorrer um sangramento rosado e houver chance de uma possível gravidez, a recomendação da médica é realizar o teste de farmácia ou exame de sangue para descartar a dúvida. No início da gestação é muito comum ocorrer um sangramento chamado nidação, que é quando o óvulo fecundado é implantado na parede do útero para se desenvolver. Geralmente este é o primeiro sinal da gravidez. O sangramento de nidação também pode ser apresentado como corrimento rosado.

Pílula anticoncepcional pode provocar sangramentos pequenos

Segundo a Dra. Mariana Conforto, ginecologista e obstetra da Perinatal, mulheres que usam contraceptivos hormonais podem apresentar sangramentos de origem transitória. “É importante definir se houve algum esquecimento da cartela para descartar a hipótese de gravidez”, alerta.

Na maioria das vezes, é do mecanismo hormonal que cursa com adaptação do endométrio e atrofia do mesmo. Mas não tem relação com a eficácia da pílula. O importante é tomar a pílula adequadamente dentro do regime correto, seja ele de 21, 24 ou 28 dias.

De acordo com a médica, todo sangramento anormal, seja ele aumentado ou diminuído, especialmente fora do período menstrual, deve ser analisado.

Dra. Mariana Conforto – Ginecologista e obstetra da Perinatal CRM: 5296454-9

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: