Cirurgião plástico detalha variáveis técnicas de procedimentos de reconstrução de mama

Recomendada em parte dos casos de câncer de mama, a remoção do tecido acometido pela doença deixa sequelas físicas e psicológicas nas pacientes submetidas ao procedimento. A cirurgia de reconstrução mamária devolve a autoestima à mulher, pois reconstitui o órgão que caracteriza a compleição corporal feminina e, assim, possibilita reintegração nas atividades laborais, sociais e afetivas. “O bem estar feminino vai além da ausência da doença física e abrange conceitos muito mais amplos, como integração, autoimagem e sexualidade, ressalta o cirurgião plástico Dr. Leandro Pereira.      

Existem diferentes opções com relação à abordagem. A operação pode ser tardia, que garante mais segurança ao cirurgião plástico, por utilizar tecidos já cicatrizados e com neovascularização efetiva, ou imediata, com a qual diminui-se o número de tempos cirúrgicos e o impacto da mastectomia para a paciente. É possível executar a reconstrução com retalhos de pele da própria mama ou retirá-los de outras regiões do corpo, como dorso e abdome. Há ainda uma modalidade baseada no uso de materiais aloplásticos. Em casos de pacientes com boa qualidade cutânea, é possível realizar a inclusão direta de implantes mamários. Quando as condições não são favoráveis, opta-se pela introdução prévia de um expansor, um balão inflado semanalmente com soro fisiológico no consultório médico que promove distensão gradual do tecido cutâneo.  “Tento, sempre que possível, atender ao desejo da paciente com segurança e bom resultado. Ponderando um equilíbrio entre morbidade e resultado, opto pelo procedimento que me parece menos agressivo: o uso de expansores ou implantes mamários”, diz Pereira.

A avaliação da paciente deve considerar tratamento inicial, hábitos e doenças associadas. Ou seja, fatores como alterações endócrinas, nutricionais, obesidade, tabagismo precisa ser observados. A extensão da cirurgia de remoção do câncer, a quantidade de pele preservada e o uso de radioterapia são determinantes na escolha da abordagem. Pereira lembra que, o médico precisa levar em conta o estado emocional da paciente, além de aspectos técnicos. “Um dos principais fatores é o momento da paciente. Às vezes, questões pessoais têm grande influência no estado de humor e causa dificuldades pós operatórias relacionadas ao processo cicatricial e à compreensão do resultado”, alerta.  

Antiga vilã das cirurgias plásticas, a gordura hoje desempenha papel central na volumização e no estímulo à trofia cutânea, devido às suas propriedades regenerativas. Permite reconstruções exclusivas por meio de aplicação isolada ou complementar a outras técnicas, o que produz melhora do volume e do contorno mamário e dá suporte e qualidade ao envelope cutâneo. “Na minha rotina, é difícil não considerar o uso complementar da lipoenxertia, que, a meu ver, oferece oportunidade de refinamento inigualável ao resultado das reconstruções mamarias”, recomenda o médico.

Os cuidados pós-operatórios da reconstrução mamária seguem as rotinas habituais da cirurgia plástica. Profilaxia para fenômenos embólicos, abstenção de atividades físicas e de exposição solar pelo período recomendado, cuidados nutricionais, medicamentosos e modulação da atividade cicatricial figuram como recomendações habituais. “Talvez o maior cuidado pós-operatório seja a perfeita integração entre a equipe médica e o paciente. Nada é mais importante que a atenção e a disponibilidade do profissional para com o paciente neste momento que, para nós, médicos, é habitual, mas que sempre carrega grande carga de dúvidas e expectativas por parte das pacientes”, ressalta Pereira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: