O QUE É SOP? SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

A Síndrome do Ovário Policístico (abreviada como SOP) é um distúrbio endócrino sem causa conhecida que gera mudanças nos níveis hormonais da mulher, aumentando a circulação de hormônio masculino, prejudica a ovulação e leva à formação de pequenos e múltiplos cistos nos ovários. Ela também é responsável por desregular a menstruação, uma vez que a mulher portadora desta síndrome não ovula em todos os ciclos menstruais. aSOP é o distúrbio endócrino mais comum em mulheres na idade reprodutiva!

Quais são os sintomas?

É essencial detectar precocemente o distúrbio e começar o tratamento o quanto antes. A SOP se manifesta de maneira bem particular. Então você precisa conhecer os seus principais sintomas para manter a saúde em equilíbrio.

  • Alterações menstruais

A mulher com SOP apresenta ciclos menstruais muito longos, ou seja, o intervalo entre um sangramento menstrual e outro é grande, podendo, em alguns casos mais graves, provocar a amenorreia – que é a ausência da menstruação. Além disso, quando a menstruação acontece, pode vir acompanhada de sangramento muito intenso.

  • Manifestações dermatológicas

Acne e aumento na oleosidade da pele

Queda de cabelo

Aumento de pelos em regiões tipicamente masculinas

Manchas na pele

  • Outras alterações possíveis

Ganho de peso

Alterações no colesterol

Dificuldade para engravidar

Por que isso acontece?

A SOP é uma síndrome complexa, e nem todos os seus mecanismos são completamente conhecidos.

Uma série de alterações é responsável por esses sintomas. Dentre elas podemos citar o aumento na resistência do corpo a ação de uma substância chamada insulina – o que eleva sua produção – e o aumento na circulação de hormônios masculinos. 

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico inclui uma avaliação clínica detalhada, quando o médico escuta cuidadosamente as alterações relatadas e examina a mulher, buscando os sinais que conversamos acima.

Exames laboratoriais e de imagem também ajudam nessa pesquisa, lembrando que precisamos excluir outras doenças causadas por alterações hormonais.

E o tratamento?

O tratamento vai variar de acordo com os sintomas apresentados por cada mulher, incluindo medicações específicas e tratamentos dermatológicos.

No entanto, a base de toda melhora está na mudança de hábitos de vida. Isso mesmo! Acompanhamento nutricional e prática regular de exercícios físicos podem ser suficientes para equilibrar os sintomas da SOP.

“A SOP é uma síndrome complexa e se manifesta de maneira bem particular. Então você precisa conhecer os seus principais sintomas para manter a saúde em equilíbrio. Procure seu ginecologista e tire suas dúvidas. Muitas vezes o tratamento inclui diversas especialidades médicas e não médicas, mas seus sintomas podem ser tratados!”, afirma a ginecologista da Perinatal, Dra Ana Lídia Mansur.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: