CENTRO DE REFERÊNCIA: APÓS TRÊS CIRURGIAS DE HIPOPLASIA DA CAVIDADE ESQUERDA, CORAÇÃO DE VALENTINA BATE FORTE PELA EQUIPE DA PERINATAL

Ana Paula Ximenes descobriu aos sete meses de gestação que seu bebê apresentava hipoplasia da cavidade esquerda após fazer o ultrassom morfológico, seguido do ecocardiograma fetal. Sem conhecimento sobre a grave patologia, ela recorreu à Associação de Assistência à Criança Cardiopata Pequenos Corações, uma entidade sem fins lucrativos que auxilia famílias de crianças com cardiopatia congênita. Lá, foi orientada a procurar a Perinatal, pois é um dos raros hospitais no Brasil que realizam a Cirurgia de Norwood.

“Eles me disseram que a Perinatal seria o lugar onde minha filha teria mais chances de sobreviver. No dia seguinte ao nascimento, Valentina foi transferida para a Perinatal Barra, onde foi operada com seis dias de vida. Foram mais de dois meses de internação”, relembra Ana Paula. “A segunda intervenção foi no sexto mês e a terceira aos dois anos. Houveram complicações, mas todas já haviam sido previstas pelos médicos, eu já sabia o que esperar”. Dra. Sandra Pereira, coordenadora de cirurgia cardíaca da Perinatal, conta que foi decisivo o diagnóstico intrauterino. “Quando Ana Paula chegou ao hospital, já havíamos analisado o caso anteriormente ao nascimento. Reconstruímos a parte mais forte do coração, fazendo desvios através da artérias. É um procedimento extremamente complexo e a taxa de mortalidade é de 100% caso não seja realizada a cirurgia por uma equipe especializada logo nos primeiros dias de vida”.

Hoje, com quase seis anos, Valentina leva uma vida normal: dança, brinca, come de tudo. “Ela é uma espoleta. É até mais agitada que as outras crianças”, brinca a mãe. “Na última cirurgia, ela passou 60 dias internada. Quando voltamos para a revisão, ela reconheceu o local. Ana Julia ama as meninas do hospital, conhece o cirurgião de longe. A equipe toda a trata com muito carinho, são muito humanos com a gente. É uma benção!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: